Cumprindo as expectativas que circulavam nos bastidores da política na última semana, conforme publicado pelo blog Papo Sem Censura em 27 de novembro (leia aqui), um dos decanos do Legislativo de Pindamonhangaba, Felipe César, foi eleito presidente da Câmara da cidade para o biênio 2019-2020. Por 6 a 5, FC venceu Roderley Miotto na disputa. A definição da nova Mesa Diretora aconteceu em sessão Extraordinária, iniciada às 17h desta segunda (3).

Para sair vitorioso da disputa, Felipe teve os votos dos vereadores Osvaldo Negrão, Carlos de Moura Magrão (atual presidente), Jânio Lerário, Toninho da Farmácia e Gislene Cardoso, além de seu próprio voto. Do outro lado, Roderley garantiu os votos de Ronaldo Pipas, Renato Cebola, Rafael Goffi e Jorge da Farmácia – com seu próprio voto, somou cinco.

Em uma votação claramente de cartas marcadas, Magrão acabou eleito vice-presidente (adversário: Goffi), Osvaldo o 2º vice-presidente (adversário: Ronaldo), Jânio como 1º secretário (adversário: Jorge da Farmácia) e Gislene Cardoso como 2ª secretária (adversário: Renato). Todos os placares foram por 6 a 5, seguindo a mesma distribuição de votos da presidência.

Pitaco do blog

A vitória de Felipe César é resultado da união da velha classe política de Pinda e representa um ganho político do vice-prefeito Ricardo Piorino, um dos principais articuladores nos bastidores para a composição da Mesa Diretora. Ao fim da sessão extraordinária, Piorino passou rapidamente pela Câmara.

As comissões

Na votação das comissões permanentes da Casa, as mais estratégicas serão ocupadas pelo mesmo grupo que ocupará a Mesa Diretora.

Legislação, Justiça e Redação

Osvaldo, Magrão e Jânio

Finanças e Orçamento

Gislene, Jânio e Osvaldo

Obras, Serviços Públicos, Assuntos Rurais, Ecologia e Meio Ambiente

Toninho, Jânio e Magrão

Educação, Cultura, Turismo e Esporte

Gislene, Osvaldo e Magrão

Saúde e Assistência Social

Roderley, Goffi e Jorge

Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Direitos da Mulher

Rafael, Toninho e Cebola

Comissão de Indústria, Comissão Externa, Emp. de Ciência, Tecnologia, Inovação

Rafael, Roderley e Cebola