operaçoesLava-Jato, Nicotina II, Paz no Campo, Big-Apple, Game over, Pó da China e Caipora, entre tantas outras. Os nomes das operações realizadas pela Polícia Federal são os mais variados possíveis e também curiosos. Há muita curiosidade também no que se investiga ou investigou em cada uma dessas operações.

Porém, as facilidades de se consultar online detalhes dessas ações são possíveis somente de 2003 para frente. Na página de arquivos da PF não constam as operações realizadas de 2002 para trás. O blog “Papo Sem Censura” entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão. A alegação é de que há registros de todas as operações realizadas, porém as mesmas não são digitalizadas, o que impossibilita sua divulgação online.

Sem dúvidas uma iniciativa de digitalização dessas antigas operações seria fundamental para facilitar consultas e permitir, assim, uma visão mais completa da história, ainda mais quando estão em voga tão fortemente temas envolvendo desvios de recursos e o uso da máquina pública. Não que o início de tudo (se é possível chegarmos nele) “justifique ou amenize o meio (o hoje)”, mas conhecer parte maior dessa teia seria um tanto quanto interessante.

Eis a página de arquivo online da PF

Anúncios