DSC09306

Não são as porcentagens, mas sim os números de votos reais. Dilma Rousseff somou 54,5 milhões de votos; Aécio, 51 milhões. A apertada diferença de 3,5 milhões de votos entre a petista e o tucano é histórica na recente democracia brasileira e revela um país dividido em votos. Mas ainda é cedo para saber se também temos um país dividido em dois formatos de governo – ou se essa divisão se acomodará. Isso apenas o tempo dirá e, à presidente reeleita, alguns desafios estão à mesa.

A primeira grande e fundamental tarefa de Dilma será tranquilizar o mercado econômico – a bolsa caiu e o dólar disparou no dia pós-eleição. Está claro que, antes mesmo de começar seu segundo mandato, Dilma terá que sinalizar para medidas que resgatem a confiança – tanto do mercado interno, como dos investidores internacionais. É preciso apresentar uma agenda de investimentos, de incentivos aos setores industriais e de dinamização da economia interna.

O segundo passo, mas não menos importante do que o anterior, será as articulações para as reformas – em especial a política. Dilma ressaltou essa prioridade em seu discurso após a vitória. Para que esse avanço seja uma realidade, a petista terá que montar uma equipe capaz de articular com o Congresso, que será responsável por dar os passos da reforma. À presidente fica a possibilidade também de intensificar um plebiscito sobre o tema, fazendo com que a sociedade dê as bases de sustentação para que o projeto caminhe no legislativo.

Por fim, fica claro que em seu novo mandato – o quarto consecutivo do PT –, Dilma precisará, além de seguir com a ampliação dos programas sociais, intensificar uma agenda mais voltada ao que se classifica como a nova classe média e também à tradicional. É preciso buscar caminhos para a qualificação do mercado profissional e a ampliação de acessos a serviços públicos de qualidade (como transporte, saúde, segurança e educação) – medidas essas que exigirão de Dilma um diálogo constante e construtivo com estados e munícipios, responsáveis pela gestão desses temas.

Enfim, os desafios estão lançados!

Anúncios