>>> Blog dá uma pausa para as festas de fim de ano e retoma as atividades na semana de 6 de janeiro. Parafraseando o prefeito Vito Ardito Lerário: “um abraço a todos!”

papo_editorial

Este foi um ano especial para o blog “Papo sem Censura” – mesmo que nem todos os objetivos pensados no início do ano tenham sido alcançados. Ainda assim, o blog seguiu com foco no amadurecimento de sua linha editorial e na consolidação de seu nome. Pontos reforçados em maio, quando mudamos do blogger para o wordpress, assumindo endereço próprio (.com.br) e com novo visual – mais completo, dinâmico e atrativo.

O ano agitado da política também nos rendeu pautas de monte. Em Pindamonhangaba, em especial, pela troca constante dos secretários. No Brasil, tivemos o Mensalão e o caso envolvendo Marina Silva e seu novo partido. Foi um ano também de presença constante na Câmara de Vereadores, acompanhando as sessões e o trabalho dos parlamentares. Lamentamos o fato de não termos conseguido emplacar uma entrevista com o prefeito Vito Ardito Lerário, que na campanha eleitoral de 2012 e no começo deste ano, em 3 de janeiro, disse que as portas estariam sempre abertas. Fato que não se confirmou.

Mas então chegou o fim do ano e tirei minhas férias, programadas para 5 semanas em Cape Town, na África do Sul, para um curso de inglês e diversão. Na noite do dia 5 de dezembro morre Nelson Mandela. Tive a oportunidade de acompanhar de perto o momento desse povo, que pouco chorou – preferiu relembrar com alegria (cantos e danças) o nome de quem eles consideram um Pai. Retratei isso em duas matérias – a primeira publicada aqui, logo no dia seguinte ao falecimento, e a outra publicada no site Opera Mundi. Um fim de ano agitado para quem esperava estudo, sombra e água fresca. Porém, muito gratificante!

Terminamos o ano também com os casos da CEI dos Carros e da CEI das Horas Extras em aberto. Pautas que voltam ao Legislativo em 2014 – após o recesso da Casa de Leis. Vamos ver como caminhará a moralização da política pindamonhangabense. E se caminhará…

Editorial de fim de ano também é um momento de agradecimento. Agradecer aos amigos que sempre incentivaram o blog nesses cinco anos de existência; aos colegas de imprensa – e alguns deles são amigos também – pela parceria de sempre, troca de informações e crescimento mútuo. As fontes oficiais e também as que preferem o anonimato, mas sempre passam informações sob medida. Um grande abraço e meus sinceros agradecimentos!

Agora, o blog faz uma pausa oficial e retoma as atividades na semana do dia 6 de janeiro. Tirando o estouro da Terceira Guerra Mundial ou a confirmação de que há vida na Lua, o blog ficará em recesso pelas próximas duas semanas, voltando em 2014 com mais vontade ainda – ano de Copa do Mundo e eleição presidencial (vai ferver!). E não poderia encerrar este editorial de outra forma: um abraço, Vito Ardito Lerário; vamos bater um papo em 2014, vamos?

Boas festanças de fim de ano para todos, um ótimo 2014 e sorria na cara do mundo!

Giovanni Romão

Anúncios