>>> Em meio ao vexame de Pinda nos Jogos Regionais 2013, quinto secretário deixa administração municipal
A administração Vito Ardito Lerário (PSDB) entra em seu sétimo mês em busca de um novo secretário para a pasta de Esporte. Como publicado pelo blog “Papo Sem Censura”, em 4 de julho, Leandro Galdino está fora do comando da Selp (Secretaria de Esporte e Lazer). A exoneração foi publicada apenas nesta terça-feira, dia 9, no jornal Tribuna do Norte.

A Portaria 4.064, datada de 4 de julho, veio a público apenas nesta terça, talvez numa tentativa de amenizar os impactos da exoneração na semana que teve início (em 3 de julho) os 57° Jogos Regionais, em Caraguatatuba, e a disputa da sétima edição da Corrida Pinda, no último domingo (dia 7).

Na corrida, representando a secretaria, esteve o Diretor Henrique Schmidt, um dos nomes cotados para assumir o comando da pasta.

A mudança acontece num momento em que Pinda acumula resultados negativos nos jogos, ocupando apenas a sétima colocação, com 57 pontos, superando apenas São Sebastião e Ubatuba. Campeã dos jogos em 2011 e vice em 2012, Pinda está hoje atrás de cidades como Caraguatatuba e Taubaté – esta uma das que mais investiu em esporte desde o início do ano.

A queda

A gota d’água para a saída de Galdino da secretaria teria sido a contratação de equipes e atletas de fora apenas para a disputa dos Jogos Regionais. Esses esportistas já teriam recebido a ordem de dispensa para deixarem o alojamento de Pinda em Caraguá.

A exoneração de Galdino foi negada pela prefeitura até a sua publicação oficial.