>>> Apesar de liderança isolada do tucano, candidato petista apresenta acentuado crescimento e tenta forçar segundo turno

Se após a segunda pesquisa Ibope em Taubaté, quando apresentava 44% dos votos, Ortiz Júnior (PSDB) podia garantir estar nadando de braçadas, a vida do tucano não parece tão fácil assim. Encomendada pela TV Vanguarda, uma nova pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, e mostra um acentuado crescimento do candidato petista Isaac do Carmo.

Segundo o levantamento, Ortiz ainda lidera disparado com 42% das intenções de voto, seguido por Isaac, que registrou 21%. Mário Ortiz (PSD) e Padre Afonso Lobato (PV) aparecem empatados com 11%. Jenis Andrade, do PSOL, não registrou porcentagem. Brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não quiseram responder, 10%.

Na comparação com a última pesquisa Ibope, do final de agosto, Ortiz oscilou negativamente dois pontos – registrava 44%. Isaac, por sua vez, subiu 11 pontos – tinha 10%. Mário Ortiz caiu três pontos, de 14% para os 11% atuais. Padre Afonso manteve o mesmo número do levantamento de agosto. Jenis, que havia registrado 1%, agora zerou.

Segundo turno

A pesquisa ainda simulou segundo turno, onde Ortiz Júnior segue tranquilo. Em um embate com Isaac, o tucano venceria por 51% a 27%. Na disputa com Mário Ortiz, o candidato do PSDB triunfaria por 53% a 19%. Ortiz também venceria no embate com Padre Afonso, pelo placar de 54% a 18%.

Índice de rejeição

O mesmo levantamento mostrou o índice de rejeição. Neste quesito, Jenis lidera disparado com 34%, seguido por Padre Afonso (31%) e Mário Ortiz (17%). Isaac e Júnior são os menos rejeitados, com 14% cada.

A pesquisa foi realizada de 17 a 19 de setembro e ouviu 602 pessoas – a margem de erro de é quatro pontos, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), com o número 00987/2012.