>>> Entenda as histórias envolvendo os shoppings Vale Verde e Pátio Pinda, iniciadas há quatro anos.

Era 16 de novembro de 2007 – uma sexta-feira. Muitos segmentos, entre eles os setores públicos, haviam emendado o feriado de 15 de novembro. Na época, o repórter deste blog trabalhava na redação de jornalismo do Portal Agora Vale.

Um pouco depois do horário do almoço, uma manchete chamava a atenção do site VNews, da Rede Vanguarda. Falava sobre a construção do primeiro shopping em Pindamonhangaba, próximo aos condomínios Village Paineiras e Real Ville. Tratava-se de um empreendimento da empresa AD Shopping, que administra, entre outros centros de compras, o shopping Taubaté.

Como era feriado, entramos em contato com o então diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Álvaro Staut. Ele e o então vice-prefeito, João Bosco Nogueira, estavam gravando uma entrevista no Boteco do Davi, na região central de Pinda.

O repórter se deslocou até o local. Portas fechadas e ambiente reservado apenas para a gravação, que tratava sobre o desenvolvimento da cidade. Diante da matéria do VNews impressa, João Bosco afirmou que desconhecia tal empreendimento, mas gostaria de me falar sobre outro: o shopping da Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, que seria construído próximo à Rodovia Presidente Dutra.

Ficou marcado que na segunda-feira, dia 19 de novembro, o repórter iria até a prefeitura.

Lá estava na segunda pela manhã. Ao telefone, colocado para falar com um empresário. Tratava-se de Carlos César Gomes André, de Campinas. Confirmou o empreendimento próximo à Dutra. Cinco meses depois, em maio de 2008, Carlos César entrou novamente em contato com este colunista: queria passar mais informações sobre o shopping. “Um mega empreendimento”, referia-se.

Período de eleição

Durante a campanha eleitoral de 2008, que marcou a reeleição do prefeito João Ribeiro, foi confirmado pelo prefeito (então candidato), durante programa eleitoral na TV, a construção de um shopping em Pinda. Para surpresa deste repórter, o empreendimento anunciado por JR foi o shopping da estrada velha Pinda-Taubaté – o mesmo desmentido um ano antes por integrantes da equipe do próprio prefeito.

Após o processo eleitoral…

Reeleito, o prefeito iniciou sua segunda gestão em janeiro de 2009. O assunto shopping esfriou. De um lado, a AD Shopping confirava o empreendimento próximo aos condomínios. Do outro, o empresário Carlos André garantia a construção do seu shopping próximo à Dutra.

A prefeitura ficava na moita, até que, em junho de 2011, agora na posição de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Staut deu uma entrevista a Rádio Difusora. Entre outros assuntos, disse não acreditar no empreendimento da AD Shopping – o mesmo anunciado durante o período eleitoral pelo grupo do prefeito, do qual Álvaro faz parte.

Meses depois, em outubro, Álvaro foi até a Câmara de Vereadores, atendendo ao parlamentar Jânio Ardito Lerário. Garantiu apoiar todos os empreendimentos que chegam ao município, mas não escondeu sua preocupação com a construção de dois shoppings na cidade. “Não cabem dois shoppings. Quem vai acabar prejudicado é a cidade”, disse ele, que se baseia em uma pesquisa feita pela empresa Gismarket, que mostraria a capacidade de Pinda em comportar apenas um Shopping. “Corre o risco de se montar dois e acontecer que nem o cinema”, enfatizou Álvaro.

Quem dá mais?

No terreno próximo à Dutra, as obras de terraplanagem já tiveram início e estão bastante avançadas. Porém, apesar de ainda não ter iniciado os trabalhos físicos de construção, o shopping próximo aos condomínios (da AD Shopping) parece mais avançado sobre o planejamento da estrutura.

Em contato com o blog nesta semana, o empresário Adriano Capobianco, da AD Shopping, destaca que a terraplanagem deverá ter início ainda em dezembro deste ano. O projeto prevê 6 âncoras, entre elas 1  Home Center, 2 megalojas, 111 lojas satélites, 12 operações de fast food, 5 restaurantes, quatro salas de cinema, um parque de diversões, boliche, mais de 1.200 vagas de estacionamento, em um complexo multiuso com torres comerciais, residenciais e outros empreendimentos.

Adriano afirma que algumas marcas já estão confirmadas para instalações no shopping, entre elas: Renner, C&A, Marisa, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Dicico, Centauro e Ri Happy, Burger King, Spoleto, Subway, World Tennis, Gold Finger, Rei do Mate, Tim, Hering, Chilli Beans, Patroni Pizza, Colombo e Armazém do Homem.


E daí?


Por estarmos diante de dois empreendimentos particulares, as chances de Pinda ter dois shoppings são realmente grandes. Resta saber se a cidade suportará duas estruturas como essas…


Em tempo
Veja os sites dos shoppings Vale Verde e Pátio Pinda:
Shopping Vale Verde
Shopping Pátio Pinda