Ouvido na Comissão Especial de Inquérito da Verdurama nesta quinta-feira, dia 27, o secretário de Integração e Governo de João Ribeiro, Arthur Ferreira dos Santos, negou envolvimento no suspeito caso de pagamento de propina feito pela empresa de fornecimento de merenda escolar para homens de confiança do governo de JR.

Ao lado do prefeito desde a metade do primeiro mandato, Arthur rapidamente ganhou força dentro da estrutura administrativa de João Ribeiro. Foi um dos principais articuladores na campanha que marcou a reeleição do prefeito e, na segunda gestão, assumiu o posto de Secretário de Integração e Governo e ainda a presidência da Fundação João Romeiro, cargo ocupado hoje por José Renato – ex-diretor de comunicação.

A força de Arthur dentro da administração pode ser comprovada por este repórter em um evento empresarial em 2010. Ao questionar um articulador da prefeitura sobre quando o prefeito chegaria ao evento, a resposta foi: “Logo, logo o Arthur está aí”. Com a resposta, reforcei minha pergunta: “Quando o prefeito João Ribeiro chegará?”. Eis a resposta: “Ah, dele não estou sabendo!”

Durante a campanha eleitoral de 2010, Arthur já não vivia a mesma lua de mel com JR e virou as costas para a candidatura da vice-prefeita Myriam Alckmin ao posto de deputada estadual. Arthur deixou de ser linha de frente nos eventos públicos da prefeitura. No final da etapa da volta de ciclismo de Pinda, aparecia ao fundo do pódio.

O secretário deverá alçar novos vôos em 2012, quando deverá apoiar a candidatura do vereador Isael Domingues a prefeito, segundo rumores que circulam nos corredores da política.