Sentado na beira de uma escada próxima à igreja Matriz,  no centro de Pindamonhangaba, ele desconversa sobre seus projetos políticos para 2012. Porém,  não é novidade para ninguém que Gugu Mello, do PSDC, é um dos pré-candidatos para disputar a prefeitura da cidade no próximo ano.
No rápido bate-papo com o repórter deste blog, Gugu conta que está focado em construir uma chapa forte de vereadores para o próximo ano, apostando em pessoas que representam a importância “real” da inclusão social, como portadores de deficiência na disputa por uma vaga no legislativo. “Queremos fazer duas cadeiras”, diz ele.
Em 2008, pelo PDT, Gugu teve 398 votos na eleição para vereador. Sobre a forma de se fazer política atualmente, ele resume: “A classe política é como um filme; e um trecho desse filme passa na nossa cidade. Parte dos nossos políticos tem uma película desse filme em seus ombros e suas consciências”, diz. “Ausente por três anos, parte dos políticos volta agora, frequentando mercados, padarias, bares…”