Na manhã desta segunda-feira, dia 5, saíram os números da primeira pesquisa Datafolha sobre a corrida para a prefeitura de São Paulo.

A pesquisa apresenta oito cenários diferentes, com as principais variações entre os candidatos Marta Suplicy ou Fernando Haddad, pelo PT, e com os nomes de José Serra, Aloysio Nunes, José Aníbal e Bruno Covas, como possibilidades do PSDB.

Em todos os cenários em que aparece na disputa, Marta lidera a corrida. Tem o cenário mais folgado quando os cadidatos do PSDB são Aloysio Nunes, Bruno Covas ou José Aníbal. Marta chega a atingir 31%, contra 15% de Celso Russomano, do PP. Na disputa direta com José Serra, a candidata petista registra 29% e o tucano 18%.

Sem Marta na disputa, Serra e Russomano lideram a corrida, com 19%. Fernando Haddad, preferência de Lula dentro do PT, registra apenas 2%.

Agora, sem Marta e Serra, quem pula na ponta é Russomano. Em três cenários diferentes, ele teria como principal adversário Netinho de Paula, do PCdoB. Russomano chega a 21% e Netinho registra 15%. Nesses cenários, o PT tem sempre como candidato, Haddad, que não sai dos 2%. O PSDB vem com: Aloysio (10%), Bruno Covas (6%) e José Aníbal (5%).

Dados importantes apontam que, dos 1.039 entrevistados, 40% votariam em um candidato indicado por Lula. Em caso de um nome indicado por Geraldo Alckmin (PSDB), governador do Estado, 27% investiriam. Dilma Rousseff aparece com potência de “cabo eleitoral” para 26% dos entrevistados.